quinta-feira, 17 de março de 2011

OS U2 E A SUA COMUNICAÇÃO DE CRISE – ALL I WANT IS YOU.

Foi agora em Março, vésperas do início da tournée deste ano, que um grupo de fãs dos U2 colocou uma petição de protesto contra a gestão do site da banda irlandesa e que recolheu 1 600 assinaturas online. Uma das hipóteses que os U2 tinham era não dedicar qualquer atenção a este assunto, fazendo-o cair no esquecimento com as suas noticias acerca da nova tournée, o que para além de ser completamente insensato seria contranatura para com o ADN da sua marca e da relação que têm mantido ao longo de mais de 30 anos com o seu público.

Através do seu Fanclub, os U2 durante a sua carreira foram construindo o seu CRM (Costumer Relantionship Management - Gestão da Relação com o Cliente) considerando-o como sendo sobretudo uma filosofia de Gestão que coloca o público, os fãs, no centro e não o considera (o CRM) apenas como uma ferramenta de Gestão, que coloca as pessoas no topo das prioridades apenas quando algo corre mal.

Como se comprova com a reacção dos U2, a actual situação económica torna as marcas ainda mais centradas no seu público, que mais do que se focarem nas prioridades do seu negócio têm de tentar perceber primeiro os problemas do seu público e criar soluções específicas para os ajudar.

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