sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Elvis Presley, uma lição de branding 75 anos depois


Elvis Presley, que nasceu exactamente há 75 anos, personifica uma geração, uma cultura.

A sua música tinha relevância cultural ao nível do som e da mensagem. As suas letras, estilo e entrega reflectiam o seu núcleo de mercado na altura, influenciando a forma como os adolescentes dançavam e se vestiam.

Elvis trouxe a música étnica para o palco, massificando parte de uma cultura minoritária, uma lição de enorme importância para gestores de marcas e marketeers.

Uma das mais valiosas lições que o Rock n’ Roll e Elvis oferecem às pessoas envolvidas no marketing e no branding é de como ele evoluiu das suas raízes étnicas para se tornar parte da América actual, projectando o que é preciso para que inovações, produtos e marcas se tornem aceites por uma cultura inteira.

A música não só reflecte valores sociais; ela pode significativamente influenciar os valores dos indivíduos. As Marcas como as Bandas (Brands Like Bands) são a "voz" de alguém. Tal como Elvis Presley.

Sem comentários: