A Microsoft Portugal associou-se
ao Innovation Music
Challenge, uma iniciativa organizada pela Brands Like Bands e pela iMatch, que quer descobrir e distinguir os projetos mais
inovadores da indústria musical.
2016 foi um ano vertiginoso para esta indústria a
nível global: desde os novos serviços de streaming,
que entre si atingiram 100 milhões de subscrições pagas, às bandas que foram
forçadas a reformular os modelos de negócio face a esta realidade, passando
pelas novas estratégias de comunicação para o lançamento de álbuns. A indústria
da música está a sofrer ondas de choque e a reinventar-se e estes foram alguns
dos primeiros sinais de crescimento, numa indústria que começou a mudar com a
internet desde o início do século, com o aparecimento do Napster.
É neste contexto de inovação permanente, onde os fãs
são atores transformadores da forma como se ouve e partilha música, que surge o
Innovation Music Challenge, que irá agregar agentes do campo inovação e da
indústria musical nacional, apoiado pela Microsoft Portugal, pela Abbey Road
Studios e pela Europa Criativa, da União Europeia.
O objetivo é criar valor para toda a indústria
através do empreendedorismo e da demonstração de novas ideias nas áreas da
Produção, Comunicação, Distribuição e Capacitação.
Para Luís Calado, Start Up Lead da Microsoft
Portugal, esta é uma oportunidade para trazer à luz ideias únicas que nasçam
num terreno fértil que alia tecnologia, inovação, criatividade e arte. “A
Microsoft tem estado ao lado do empreendedorismo em Portugal em diferentes
iniciativas. Nos últimos anos participámos em múltiplos projetos, mas nunca
abraçámos uma área criativa como é a música. Esta é uma excelente oportunidade,
pois acredito que aliar a tecnologia e a música permitirá ver nascer projetos
criativos e inovadores. É com entusiasmo e muita curiosidade que aguardo os
projetos que vão estar presentes no Innovation Music Challenge”.
Tomás Archer, da Imatch, defende que “o movimento de
inovação que é sentido nas outras indústrias não pode ser ignorado pela
musical. Assim, o Innovation Music Challenge é o momento para dar voz ao
movimento de empreendedorismo nesta área, e que vai ajudar a criar um novo
ecossistema de inovação musical no país. Queremos que o futuro seja
apresentado, debatido, criado, num ambiente de partilha, aprendizagem,
co-criação e desafio quer para músicos, inovadores, empreendedores ou
simplesmente amantes de música”.
Já para Fernando Gaspar Barros, da Brands like Bands,
“o ambiente para a inovação e experimentação nunca foi tão vibrante e para nós
será também importante analisar a relação entre quem ouve e faz música em
Portugal, aferir ideias e massa crítica para os desafios estruturais desta
indústria e, à semelhança de outros países, colocarmos na agenda mediática o
futuro daquela que é uma das paixões número um das pessoas: a música”.
Baseada na assinatura “The Future is Unwritten”,
criada por Joe Strummer, vocalista da banda britânica The Clash, a iniciativa
Innovation Music Challenge terá no júri nomes sonantes como Hélio Morais, dos
Linda Martini, Fred Ferreira, dos Orelha Negra, Tim - dos Xutos e Pontapés,
Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, Álvaro Covões, da
Everything is New ou Paula Homem, da Sony Portugal. A área da inovação é
representada por Luís Calado, Startup Lead da Microsoft
Portugal, Jon Eades, Innovation Manager da Abbey Road Studios, entre muitos
outros.
O júri avaliará as candidaturas de todos aqueles que
queiram participar nesta revolução - desde amantes de música a empreendedores
-, com novas ideias para apresentar. O prazo para a entrega de candidaturas
termina dia 21 de abril, estando o anúncio dos finalistas marcado para dia 1 de
maio e a final marcada para 6 de maio na sede da Microsoft Portugal.
As inscrições deverão ser feitas através do site - http://www. innovationmusicchallenge.com/
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