quarta-feira, 23 de junho de 2010

U2: AFINAL QUEM DISSE QUE OS IRLANDESES NÃO FORAM AO MUNDIAL?!


Durante os anos 80 os U2 foram os grandes activistas da luta anti – apartheid. Aproveitaram a sua notoriedade durante esses anos para erguerem a sua voz contra o regime que vigorou na África do Sul durante décadas.

Uma vez perguntaram a Bono Vox qual era Missão da banda. Bono parou um bocado para pensar para responder de seguida que: «A nossa missão não pode nem deve ser lixo, ou um conjunto de tretas.» O que explica em parte os resultados financeiros da banda, que fazem salivar o gestor mais ortodoxo.

Larry Mullen Jr., Adam Clayton, The Edge e Bono Vox formaram primeiro os U2 e só depois aprenderam a tocar. A sua história, com 34 anos, indica-nos que no início tiveram uma visão clara do que pretendiam e que a partir daí focaram-se na estrada e no caminho dos objectivos que eles próprios delinearam. Foi essa mesma perseverança que lhes serviu também durante anos a encabeçarem a luta anti-apartheid, quando já poucos acreditavam.

E por isso, hoje os U2, ao contrário da Coca-Cola, Hyundai, Visa, são a marca que consegue ter a associação mais eficaz ao maior evento mundial da actualidade que é este Campeonato do Mundo da África do Sul. Afinal, quem disse que os irlandeses não foram ao Mundial?!

Sem comentários: