segunda-feira, 22 de setembro de 2014

UM DIA A CASA VEM ABAIXO - BIG & POWER BANDS DAY // FESTIVAL BRANDS LIKE BANDS


O tempo ameaçou e umas horas antes, de os concertos começarem, ainda choveu. Houve sinais de que ia haver temporal. E houve trovoada sim, mas essa foi no palco do Hard Rock Cafe Lisboa durante mais de 2 horas. Foi "Big and Power" durante toda a noite… Uma noite que ficará na memória de todos, cada aplauso, cada expressão, cada acorde.

E às 22.30 a Liberty Big Band mostrava já o que seria o resto da noite: encheram o palco de talento, tudo tocado com uma precisão de um relógio suíço e sempre com grande envolvimento com cada música que tocavam, num repertório que passou desde as doces Sade e Norah Jones, passando por uns Police e Santana, que levaram o público a suar às estopinhas para acompanhar o ritmo frenético conduzido por Ana Ganilho, André Sousa, Daniel Urbano, Hélio Cruz, Luís Cardoso, Magda Coelho, Nuno Braga, Pedro Cardoso, Rui Gomes e Sara Claro. Superstition de Stevie Wonder concluiu uma actuação que não deixou “pedra sobre pedra”.


Mas desenganem-se se pensavam que os Banda Larga, da NOS, vinham ”apanhar os cacos”, nada disso. Paulo Galhada, Pedro Cravo, Luís Reis, Jaime Pereira, Henrique Sobral e Dora Crispim foram explosivos e absolutamente arrebatadores, sem espaço para “tangas”.


Estes meninos metem muita inveja a algumas bandas que passam por muitos dos festivais onde a marca NOS é naming sponsor. Estes meninos “rockam”, não brincam em serviço e mesmo tocando músicas dos outros dão sempre o seu toque. Alguém já tinha imaginado uma guitarra portuguesa em temas dos Queen? 


Possivelmente ninguém, mas a verdade é que resultou. E por falar em Queen, foi o primeiro sinal que o Hard Rock se preparava para ir abaixo, quando os Banda Larga protagonizaram um medley com «Crazy Little Thing Called Love / Don’t Stop Me Now / One Vision» 


Ainda com fôlego a banda ainda remata um pujante «Proud Mary»… E depois, bem depois… O que seria o rock ‘n’ roll sem uma bela história de amor? Grande Jaime, emocionou as senhoras e meteu “inveja” aos senhores, com um grande gesto, pedindo a sua namorada em casamento em pleno palco do Hard Rock Cafe.



Soavam as 12 badaladas, já era meia-noite e não havia ninguém a arredar pé. Segunda era dia de trabalho, mas antes havia a Big Band Siemens, com Miguel Freitas, Nuno Cândido, Sérgio Tomásio, Victor Pantea, Nuno Pereira, Jorge Pereira, Miguel Figueiredo, Vera Gomes, Sónia Pereira, Melanie Jourdain, Julieta Bento e Jason Tamachiro. Chegar ao balcão ou à frente do palco era impossível, casa cheia e tudo em “pulgas” para receber a Banda da Siemens, também grandes em talento e na comunhão com que têm com o público convidando-os a fazer parte do seu espectáculo, quebrando as barreiras logo à primeira com «Unchain my heart». 


Estava então dado o mote, já não havia recuos e a partir daqui foi sempre a subir, passando por «Ironic» de Alanis Morissette, a rendição veio com «Sorri, sou rei» com as vozes em uníssono a ouvirem-se praticamente na Praça dos Restauradores. «Wake me up» de Avicii e «You’ve got the love» de Florence + The Machine fazia prever que iriamos ter festa até às tantas. 


Pouco depois e com chave de ouro  encerraram com «Happy», de Pharrell Williams, o melhor tributo sobre o que se passou nesta noite de 21 de Setembro de 2014, que foi absolutamente inesquecível para todos.


Sem comentários: