sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

BURAKA SOM SISTEMA – MÚSICA PARA UM MBA.


Na semana em que se abordaram as previsões de um crescimento económico débil para Portugal, que apenas poderá ser contornado com o aumento no número das exportações, o País ficou também a saber que os Buraka Som Sistema atingiram o primeiro lugar do top dos singles mais vendidos na terra de nuestros hermanos, onde mantêm essa posição há quatro semanas.

Consta-se que a estratégia de internacionalização, pelos quatro cantos do Mundo, dos Buraka Som Sistema, não passou por nenhuma linha de crédito facultada pelo estado português. Aliás, foi dado a saber, por um representante dos BSS, na Conferência Brands Like Bands, que o foco da banda é exactamente a sua internacionalização

Como dizia o saxofonista Pedro Iturralde «Primeiro sente-se, só depois pensa-se.» E assim, para além da composição do “Kalemba (Wegue Wegue)" e de outros temas, houve, como se comprova pelo percurso da banda: Visão, Estratégia, Planeamento e obviamente muito, muito trabalho.

Os Buraka Som Sistema tal como Elvis Presley ou Amália Rodrigues popularizaram culturas étnicas. Segmentaram bem, não se limitaram apenas a identificar o seu público, sabendo também geri-los, indo ao seu encontro, sendo posteriormente adoptados como marcas culturalmente relevantes.

Sem comentários: